1956
Funda a primeira banda <rock> portuguesa : “ Os Babys”
1960
Funda o grupo de jazz do Orfeon de Coimbra.
1968
Com o Quarteto 1111 inicia uma nova era para a música Portuguesa gravando “ A Lenda de El-rei D. Sebastião”, até hoje a música mais premiada em Portugal ( Com dois prémios Pouzal Domingos )
1969
Grava a solo os temas “Lisboa” e “Camarada” proibidos logo de seguida pela censura do antigo regime.
1969/1973
Lidera com o “Quarteto 1111” a inovação e o vanguardismo da música portuguesa escrevendo entre outras 28 canções censuradas o que constitui número máximo de qualquer cantor e compositor
1973
Grava em Londres para a Decca com os “Green Windows, produzido por Dick Row um grande êxito nacional ;”20 anos”
1975
Ganha o prémio Yamaha em Tóquio no Búdokan, à frente de muitos nomes grandes e de nível mundial com o tema “ Yesterday, today and tomorrow”;
1977
Fundou o grupo Cid, Scarpa, Carrapa & Nabo, com Guilherme Inês, José Moz Carrapa e Zé Nabo, com o qual gravou o tema Mosca superstar e o EP Vida (Sons do Quotidiano), em 1977.
Lançou o álbum 10.000 anos depois entre Vénus e Marte [6], um marco na história do rock progressivo, que viria a obter mais tarde reconhecimento a nível internacional, sendo incluído numa lista de 100 melhores álbuns de rock progressivo do mundo, organizada pela revista americana Billboard .
“10 mil anos depois entre Vénus e Marte” é reeditado em 1994 em Los Angeles, pela editora “ Art Sublime” de David Overstreet, o álbum que é considerado nos Estados Unidos como obra prima do rock sinfónico mundial nomeadamente e em 2015, a Sputnik Music Magazine UK (especializada em rock progressivo), coloca este álbum nos melhores álbuns de sempre do Rock Sinfónico.
1980
Vence o Festival RTP da Canção com a música “Um grande, grande amor” tendo ficado entre 19 concorrentes, em sétimo lugar no Festival de Eurovisão desse mesmo ano .
1981
Canta na Venezuela com grande sucesso o tema “Na cabana junto a praia” considerada por muitos a mais bela balada de amor escrita em Portugal; Grava em Los Angeles para a editora “Family” o tema “Spring time of my life” produzido por Mike Gold que anteriormente produzira Frank;
1982/1984
Lança dois álbuns editados em Inglês na Austrália (onde atinge o top2) e na África do Sul com considerável êxito;
1997
Grava “ Fados de Sempre” que atinge Platina e surpreende pela alma fadista inesperada;
1984-/1994
Inúmeras digressões internacionais com grande êxito contracenando com os Men at Work, Amália Rodrigues, Xutos & Pontapés, Julio Iglesias, Waterboys, Rodger Watson, etc;
1988/1990
Nomeado o cantor português do ano pela comunidade Portuguesa no Brasil, tendo dado um concerto no <Scala> do Rio de Janeiro;
Nomeado para os “sete de Ouro” com o álbum “Fado de Sempre” e a grande balada “Cai neve em N. Y.”;
1994
Assina com a BMG três álbuns de baladas, voltando a trabalhar com Tozé Brito, e o seu álbum “Vendedor de Sonhos” é considerado um dos melhores álbuns da música Portuguesa de 94 pela critica mais exigente.
1995
Álbum “ Pelos direitos Humanos” na íntegra pela causa de Timor-Leste – Associação 12 de Novembro- e recebe Fax e Carta do Prémio Nobel da Paz Dr. Ramos Horta, hoje cunhado e grande amigo que na altura agradeceu o gesto.
1997
Produz o álbum “ Cais do Sodré” na área de Jazzística e que surpreende mais uma vez
1998
“Oda a Garcia Lorca” editado no mercado espanhol na comemoração do Centenário do nascimento de Lorca, de quem é grande admirador
Efetua concertos em Vigo, Salamanca, Granada e Expo 98 (anfiteatro da Doca) incluindo sempre poemas de Lorca nos seus concerto;
1999
“Entre Margens” com poemas de Lorca, Camões, Pessoa, Natália Correia, David Mourão Ferreira, Rosalia de Castro, Neruda (entre outros)
2001
Álbum “De Surpresa” – Com a participação de Vitorino, Paulo de Carvalho, Carlos Moisés (Q. do Bill) e Waldemar Bastos onde se destaca tema “It’s snowing in N.Y”. Agora em versão inglesa.
Edita o seu livro “Poesia de sempre” onde reúne grande parte da sua obra poética. O Livro esgotou-se.
Está em plena preparação um novo livro de poemas.
2004
Com o advento da net, é descoberto pelas novas gerações com os seus divertidos e renovados “ Como o Macaco gosta de banana” e “Favas com chouriço”.
Assíduos nos concertos Universitários de norte a sul do Pais, passando a ser chamado pelas novas gerações de “Tio Zé”.
2007
Assina com a editora “Farol”, atingindo disco de platina com os álbum “ Baladas da minha vida” e “Quem tem medo de baladas” e um genérico para a novela “Meu Amor” da TVI – Primeiro Grammy em N.Y.
De 2010 a 2015
Esgota todos os concertos feitos no mítico recinto no Campo Pequeno
DVD “Ao vivo no Campo Pequeno”– Dupla platina que reflecte o grande concerto ao vivo que é e que se prolonga até hoje abrangendo todas as gerações;
2015
Edita “Menino Prodígio”, álbum bem rockeiro, já no seu próprio label “aCid Records” e que é nomeado Prémio Pedro Osório, pela SPA como o melhor álbum do ano
2017
Edita em Junho o álbum de homenagem a Sargent Peppers onde inclui um tema escrito de parceria com Tozé Brito “The Fab 4”- álbum editado em Vinyl e Pen.
2018
Ganha o “Globo de Ouro” dos globos de ouro de 2018- Prémio de Carreira promovido pela Televisão SIC
Faz uma incrível digressão nacional com concertos de 2:30 horas em eventos nacionais, alguns com mais de 50 mil espectadores rendidos à sua capacidade vocal, humildade e entrega
2019
Edita o novo álbum agora de World Music com originais de nome “Fados, Fandangos, Malhões e… uma valsinha”
Palmarés
- 25 discos de prata
- 8 albums de ouro (dois duplos)
- Três álbuns de platina
- Inúmeros prémios de prestigio no estrangeiro e Portugal, designadamente dois prémios de “Pousal Domingos”
- Apoia a Fundação Natália Correia
- Membro Honorário da SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) da qual recebe pela primeira vez o premio de Consagração de Carreira.
- Globo de Ouro, promovido pela Rede de Televisão SIC
- Grammy Latino – Por Excelencia Musical – atribuido pela “The Latin Recording Academy “
Vida pessoal
- Nasceu na Chamusca, no Ribatejo no dia 4 de Fevereiro de 1942
- É casado com Gabriela Carrascalão Cid, a jornalista e pintora Luso-timorense (Ex jornalista e Productora Executiva na SBS Australia)
- Tem uma filha, Ana Sofia Cid (do seu primeiro casamento)
- Vive em Mogofores, alternando temporadas entre o norte e a sua Chamusca natal
- Ocupa os seus tempos livres, em grande parte, com hipismo, desporto ao qual se dedica desde muito jovem e onde foi várias vezes premiado, até mesmo recentemente, na categoria de veteranos.
- No inverno, quando não está em concertos profissionais, José Cid promove concertos solidários para ajudar bombeiros em todo o país.